quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Experiência Pedagógica interessante

Um amigo meu que é voluntário do projeto "Jornadas estudantis" me trouxe um trabalho que achei bem legal.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Pacheco Prates, no bairro Belém Velho em POA, esta sendo colocada em prática uma proposta pedagógica que achei interessante.

Para melhorar a qualidade da estrutura, a própria escola começou a mobilizar a comunidade para resolver as suas dificuldades. Um bom exemplo disso foi o mutirão que foi feito para a pintura das paredes da escola, que eram sujas e pichadas e acabavam por deixar o ambiente super pesado para as crianças. A diretora chegou a dizer que parecia o "Carandiru". Com a mobilização da comunidade eles conseguiram reverter a situação.

Outra iniciativa muito boa foi a criação da sala ambiente, onde o professor de cada disciplina tem sua própria sala.

Os espaços funciam assim: a sala do professor de ciências é carregada de cartazes e livros didáticos sobre sua disciplina e o mesmo acontece com os outros. Os alunos acabam tendo um ambiente direcionado a área que estão vendo o que deixa a aula muito mais atrativa e gostosa.

São iniciativas comprometidas como esta, usando da criatividade e da mobilização social, que podem fazer a diferença na melhoria da qualidade na educação pública.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Dia 31 acabam as inscrições nas Escolas Municipais


As escolas municipais de educação infantil (Emeis) de POA, que abrigam as crianças de zero a cinco anos e 11 meses (completos até 29 fevereiro de 2008) recebem inscrições somente até o dia 31 deste mês, das 7h30 às 19h, diretamente na instituição desejada.

Nas 24 escolas de Ensino Fundamental, que também oferecem Educação Infantil, a inscrição será das 8h às 17h30.

Para efetuar a inscrição, é preciso comprovante de residência, contra-cheque do pai e da mãe e certidão de nascimento do futuro aluno.

A distribuição das vagas obedecerá os seguintes critérios: crianças em situação de risco, baixa renda per capita familiar e proximidade entre residência do interessado na vaga e a escola desejada.

A rede municipal de ensino possui 33 Emeis e sete Jardins de Praça.

Mais informações pelo telefone (51) 3289 1816 em horário comercial e também pelo site http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/.

Quem possuir filho ou conheça alguém que precise é bom orientar a se apressar!!

domingo, 28 de outubro de 2007

A Feira do Livro de Porto Alegre já começou!


A 53ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre iniciou nesta sexta, dia 26.
Este ano, o patrono da Feira é professor, jornalista e escritor Antonio Hohlfeldt. Autor de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio.

Vale a pena tirar um tempinho pra visitar!!

Mapa da Feira para download:
http://www.feiradolivro-poa.com.br/docs/MAPA_DA_FEIRA_2007.pdf
Mapa da Feira on line interativo:
http://www.feiradolivro-poa.com.br/mapafeira.aspx

Locais da Feira do Livro
Praça da Alfândega
Cais do Porto (Avenida Mauá, altura da Praça da Alfândega)
Avenida Sepúlveda
Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223)
Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega, s/nº)
Santander Cultural (Praça da Alfândega, s/nº)

Eventos da área da Pedagogia na Feira

Data: 31/10/2007 Hora: 18:00
O papel da pedagogia na educação para a liberdade Participante(s): Prof. Philippe MeirieuSala: Sala O Arquiélago
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Área: Encontros com o livro (adulto)
Status do Evento: Confirmado.

Data: 3/11/2007 Hora: 14:30
Reflexões: psicanálise, sociologia, pedagogia e desenvolvimento social - Independente
Participante(s): Cristiane Krug Corrêa
Local: Praça de Autógrafos
Área: Sessão de Autógrafos
Status do Evento: Confirmado.

Data: 4/11/2007 Hora: 18:30
Produzindo pedagogias interculturais na infância - Vozes
Participante(s): Leni Vieira Dornelles e Suzana Rangel Vieira Cunha
Local: Praça de Autógrafos
Área: Sessão de Autógrafos
Status do Evento: Confirmado.

sábado, 27 de outubro de 2007

"Escritores da Liberdade" - Uma aula de amor à educação e a vida



Na esquerda esta Hilary Swank, atriz que interpreta a professora Erin Gruwell (direita na montagem)

Vi um filme bem interessante ontem. O nome é "Escritores da Liberdade" (FREEDOM WRITES).
http://www.interfilmes.com/filme_16856_Escritores.da.Liberdade-(Freedom.Writers).html

Conta a história real de uma professora (Erin Gruwell) do ensino médio em uma escola americana que enfrenta as dificuldades de convivência entre os estudantes (guerra de gangues e racismo) e o preconceito da própria administração da escola para, junto com eles, mudar as suas perspectivas de vida.

O filme se passa em um período após a guerra racial americana que estourou com a divulgação do vídeo de policiais brancos espancando um cidadão negro (Rodney King). Ele foi brutalmente espancado em 1991 na cidade de Los Angeles, desencadeando uma série de eventos violentos na cidade em 1992, pois no julgamento os policiais foram absolvidos.

O caso teve repercussão mundial e deflagrou uma verdadeira barbérie urbana na época e motivou outras ações violentas entre gangues étnicas (latinos, orientais, etc).

A narrativa mostra a luta dos jovens da classe da Profª Gruwell que para conseguir sobreviver ao dia a dia da guerra entre as raças no meio da rua tinham que deixar de ser adolescentes e se tornar soldados.

Ela consegue com tempo e dedicação mostrar respeito a eles, escutando-os e tratando-os como adultos que estavam se formando, conquistando um por um dos estudantes.

Ela utilizou o livro "O Diário de Anne Frank" e falava sobre o Holocausto para mostrar como a intolerância racial já havia deixado o mundo a beira da destruição final, mostrando a eles que com a escolha deste caminho todos perdem.

Nos extras do DVD do filme tem muito material sobre a história real de Erin Gruwell e seus alunos.
Também existe material disponível no site da fundação que eles criaram http://www.freedomwritersfoundation.org/.

Esta escrito em inglês mas é possível usar o tradutor do site http://babelfish.altavista.com/

Bom, não quero estragar o gostinho de verem o filme então convido a todos para assistirem essa verdadeira aula de amor pela educação e pela vida.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Cientista, Racista, Machista e Homofóbico


Em entrevista a um jornal britânico na semana passada, o biólogo James Watson, 79 anos, brindou toda a imprensa mundial com declarações racistas como não se viam a muito tempo.

Ele simplesmente afirmou ao jornal "The Sunday Times" que os africanos são menos inteligentes do que ocidentais e, em razão disso, se declarou pessimista em relação ao futuro da África.

"Todas as nossas políticas sociais são baseadas no fato de que a inteligência deles [dos negros] é igual à nossa, apesar de todos os testes dizerem que não", afirmou o cientista. "Pessoas que já lidaram com empregados negros não acreditam que isso [a igualdade de inteligência] seja verdade".

As declarações geraram uma maré de críticas de cientistas, sociólogos, políticos e ativistas de direitos humanos. Este mesmo cientista foi ganhador do Prêmio Nobel justamente por ter descoberto a estrutura do DNA trabalhando em conjunto com Francis Crick, no ano de 1953.

Mas para quem acha que isso foi pesado demais pode perder a esperança. A declaração ao jornal foi apenas uma forma menos educada de expor o que ele já havia escrito em seu recém-lançado livro "Avoid Boring People" (Evite Pessoas Chatas):

"Não há razão firme para crer que as capacidades intelectuais de pessoas geograficamente separadas evoluam de maneira idêntica. Nosso desejo de considerar poderes iguais de raciocínio como uma herança universal da humanidade não vai se prestar a isso".

As frases do Sr. Watson lembram muito o período do séc. XIX em que alguns senhores defendiam o determinismo biológico.

A idéia defendida era de que os seres humanos nasciam determinados biologicamente em sua inferioridade ou
superioridade, e que a humanidade era apenas um subproduto deste fator, não interessando as características sócio-culturais.

Foi através dessa idéia que tentaram legitimar o domínio dos grupos sociais nos Estados Unidos e até hoje vemos pessoas com essa idéia distorcida da evolução humana.


Separei uma frase de T.H.Huxley, que em muito lembra as declarações do Sr. Watson.

“Nenhum homem racional, bem informado, acredita que o negro médio seja igual, e muito menos superior, ao branco médio. E, se isso for verdade, é simplesmente inadmissível que, uma vez eliminadas todas as incapacidades de nosso parente prógnato, esse possa competir em condições justas, sem ser favorecido nem oprimido, e esteja habilitado a competir com êxito com seu rival de cérebro maior e mandíbula menor em um confronto em que as armas já não são as dentadas, mas as idéias”.


Podemos ver que ele deve ter se inspirado nestes valores para elaborar as "pérolas da ignorância" divulgadas na semana passada.

Watson é conhecido por suas opiniões polêmicas. Em um de seus livros "Genes, Girls and Gamow", ele se declarou favorável a um tratamento genético para deixar mulheres feias mais bonitas. Em outra ocasião, defendeu o direito ao aborto, se as grávidas pudessem saber se a criança nasceria homossexual.

Dias depois ele se desculpou em um artigo cheio de retórica científica, argumentando que foi mal interpretado em suas palavras. Acho que nem ele acredita nisso.

A ciência teu seu compromisso primordial com a vida. Seja ela da forma que for. Hoje, ele pode ser considerado qualquer coisa, menos um cientista.

O Sr. James Watson se mostrou um ser machista, racista e homofóbico. Talvez a premiação do Nobel tenha sido muito comemorada por ele ter sido declarado como uma das "grandes mentes" da época, mas com certeza ninguém vai aplaudir o que o Sr. Watson fez desta vez.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Senado muito generoso, vota pelo aumento da licença maternidade


O Senado deu mais uma demonstração de que esta querendo refazer sua imagem com a sociedade. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, em caráter terminativo e por unanimidade, a ampliação da licença-maternidade para seis meses, 50% a mais do que o tempo atual que é 4 meses. O nome dado foi Programa Empresa Cidadã.

Terão direito a participar as mulheres trabalhadoras de empresas privadas que optarem por aderir ao programa. A empresa que aderir de forma voluntaria poderá fazer a dedução integral no cálculo do imposto de renda da pessoa jurídica, do valor correspondente à remuneração integral da empregada nos sessenta dias de prorrogação de sua licença-maternidade. Este abatimento só dura enquanto perdurar a adesão.

O valor total da renúncia fiscal será calculado e constará na lei orçamentária.

Votaram pela fidelidade partidária e agora pelo aumento do tempo da licença-maternidade . Alguma dúvida que isso não é fruto da consciência pesada pela absolvição do Senador Renan "Rei do Gado" Calheiros.

Talvez ainda reste alguma generosidade dos ilustres senadores para poupar o povo da prorrogação da CPMF. Pelo menos nos moldes atuais em que a união fica com tudo e estados e municípios tem que ir com o pires na mão chorar ajuda.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Guerra aberta no Rio - Big Brother da Violência no Brasil


Surpreso, boquiaberto, pasmo, abobalhado... Não existe nenhuma palavra que possa descrever como fiquei quando vi ontem as cenas de assassinato a sangue frio na mega operação policial realizada na Favela da Coréia, em Senador Camará, estado do Rio de Janeiro.

A repercussão foi tão forte que o governador do Rio, Sérgio Cabral, teve que dar diversas declarações hoje afirmando que a polícia não recebe nenhuma orientação do governo para matar a esmo.

As explicações foram a resposta aos vários protestos de entidades da sociedade civil. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) classificou como "aterrorizantes" as cenas exibidas, nesta quarta-feira, que mostraram os policiais abrindo fogo contra dois traficantes em fuga. O saldo da ação foi de 12 mortos, entre eles um policial e uma criança. Leia no link abaixo um dos protestos mais fortes:


O governador ainda afirmou que a política do governo é a de combater o tráfico de drogas e retirar de circulação arsenais de guerra em caráter "inquestionável e irrevogável".

Até o ministro da Defesa, Nelson Jobim, apoiou a ação tomada pela polícia do Rio de Janeiro de mandar bala pra cima do crime organizado.

- No Rio, houve uma decisão correta do governador de ir para o enfrentamento ao crime organizado - avaliou o ministro da Defesa.

Jobim ainda pretende voltar a debater o uso de tropas militares contra violência urbana.

O certo é que depois de lutar para sustentar a família e para livrar da influência da criminalidade, o próximo desafio da família brasileira que (sobre)vive em bairros populares é não ser vítima da ação de combate ao crime organizado.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Sem Renan na presidência, Senado aprova fidelidade partidária

Depois de tomarem uma rasteira com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de colocar um ponto final na bagunça sobre fidelidade partidária no Brasil, o Senado encurtou alguns prazos e, em aproximadamente 2 horas, conseguiu aprovar, a PEC (proposta de emenda constitucional) que puni com a perda do mandato os detentores de cargos eletivos que entrarem no trem da alegria da troca de partido.

Por incrível que pareça a iniciativa foi do senador Marco Maciel (DEM-PE). Sim, aquele vice do FHC que nunca aparecia e ficava mais para mordomo de filme de terror foi que colocou a proposta na mesa. O relator foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Com a nova lei os mandatos executivos (presidente da República, governadores, prefeitos e respectivos vices) e parlamentares (senadores, deputados federais e estaduais e vereadores) são atingidos diretamente.

Mas a PEC da fidelidade partidária ainda terá que passar pelos deputados para, se aprovada a tempo, entrar em vigor nas próximas eleições municipais. Caso contrário, o inicio da vigência será apenas para 2010.

Se não fosse o STF e o TSE tomarem as rédeas talvez não veríamos uma votação destas ainda neste plano de existência humana, pois não era do interesse de nunhum figurão do executivo federal acabar com o troca-troca, pois os partidos da base de apoio sempre foram inflados com a migração de deputados e senadores mais interessados em verbas do que em ideologia.

Alias, acho que alguns devens até se confundir, se forem perguntados sobre a diferença entre "fisiológico e ideológico".

Se algum senador pensou em posar de guardião da fidelidade perdeu o seu tempo e o dos cidadãos também.

Agora, mais do que nunca, vale lembrar o ditado " Depois da casa arrombada não adianta colocar cadeado".

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Doações para entidades comunitárias



A sociedade tem encontrado formas de se organizar para combater seus problemas, independente da ação das esferas governamentais.

Sempre defendi que a melhor forma de enfrentar as dificuldades é arregaçando as mangas e colocando as mãos a obra. Nos últimos tempos tenho encontrado várias pessoas que também compartilham desta mesma idéia e que somaram esforços para fazer um pouco mais do que apenas reclamar das dificuldades.

Um exemplo disso foi a 2ª Copa Alcides Maya de Fut7 realizada no dia 07/10/2007 em que 48 empresas se reuniram para confraternizar através do esporte em um domingo de muita chuva. Neste evento foram arrecadados mais de 400 Kg de alimentos, além de brinquedos e roupas, como parte da inscrição dos atletas .

Localizada no loteamento do Ipê II, a entidade beneficiada (Sociedade Comunitária Herófilo de Azambuja - SCHA), recebeu com muita alegria e satisfação as doações. Elas irão ajudar no atendimento das pessoas carentes da comunidade que tem no trabalho realizado pela entidade um dos poucos auxílios para enfrentar a dureza do dia-a-dia.

Agradecimento especial ao grande parceiro Ricardo Lima (organizador do evento) que deste a primeira edição da Copa Alcides Maya de Fut7 em 2006 apoiou a iniciativa de juntar as doações.

Também tenho que agradecer muito a ajuda dos meus grandes amigos Rodrigo Chies, que sempre disponibiliza o transporte para levar a ajuda a quem precisa, e André Carús, que não medi esforços para buscar parcerias com entidades sérias que precisam de auxílio.

Isso prova mais uma vez que se todos fizerem um pouco, muita coisa pode ser transformada. Para mudar o mundo basta que nós comecemos mudando a nós mesmos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Dia do Professor!

Hoje, 15/10, é dia do Professor.

Vale a pena parar para refletir o que representa esta figura na vida de cada um e na sociedade como um todo.

Na memória de todos nós existe a lembrança da figura de algum professor ou professora que marcou sua vida. Seja por causa de uma prova "pegada" ou por "rodar" por 1/2 ponto na recuperação.

Poderia ficar horas escrevendo situações engraçadas, tristes, comoventes ou simplesmente felizes que me vem a mente quando recordo dos meus professores.

Com certeza todos ajudaram na minha caminhada até chegar aonde estou e escolher esta profissão como rumo profissional.Mesmo sendo uma profissão sem a remuneração atrativa e o glamour de outras, ainda é uma carreira que traz muita realização pessoal. E isto vale ouro.

Desejo a todos os professores, na ativa, aspirantes ou aposentados, um grande abraço pelo Dia do Professor.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Ulysses Guimarães - 15 anos de saudade


No dia 12 de outubro de 1992, há 15 anos atrás, Ulysses Guimarães foi vítima de um acidente aéreo que foi fatal não só para ele mas também para parte da política brasileira. Ele morreu no exercício da atividade que fez da sua vida um exemplo para todos os brasileiros.


Começou a sua trajetória na militância estudantil, onde já demonstrava grande capacidade de liderança. Foi deputado estadual em 1947 e por 11 vezes ocupou o posto de deputado federal.


Foi um dos lideres da luta por eleições diretas à Presidência da República. Lutava pelo direito a liberdade como fator primordial para as transformações no Brasil.

Ele deixou a vida seguindo uma frase dita por ele mesmo, quase profética: "Eu não quero morrer de raiva, nem de mágoa, nem de doença. Eu quero morrer na luta."


Para os mais novos, fica a lembrança da promulgação da nossa Carta Magna. Ele presidiu a Assembléia Nacional Constituinte com maestria e conseguiu entregar ao pais uma constituição feita por pessoas eleitas pelo povo depois de anos de ditatura militar.


Neste dia, não lembramos apenas do homem mas principalmente das suas atitudes que muito contribuiram para ajudar o país a sair de uma das épocas mais sombrias da sua história. São essas lembranças que nos dão força para levantar a cabeça e acreditar em dias melhores, longe da influência dos Renans, Delúbios e outras tantas figuras nefastas da política de hoje.

Renan, o senado e a democracia

Nos últimos meses temos visto coisas inusitadas.

O presidente do Senado, Renan "rei do gado" Calheiros, que só é réu confesso de adultério, tentou tramar tudo o que foi possível para livrar a cara das diversas acusações de crimes que vão do 8 ao 80.

O Senado que deu o maior vexame da história quando não teve coragem de cortar o fruto podre pelo voto, se mostra acuado pela mão do governo a custa de muitos benefícios para seus apadrinhados e verbas gordas para seus apoiadores...

Agora que já falei de Renan e do senado vc deve querer saber porque coloquei no assunto deste post a palavra democracia ...

Bom, na realidade foi para tentar ver se ainda consigo escrever algo sobre democracia depois de falar de Renan e do Senado.. mas acho melhor deixar para uma hora menos sombria..

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Novo Começo!

Em 08.05.06 eu iniciava minha jornada no mundo dos Blogs.
Reproduzo aqui a mensagem que foi o início dessa jornada no endereço litel.blog.terra.com.br e que neste novo espaço quero dar continuidade.

Até +

Primeira mensagem!

Bom, começo hoje a me aventurar no mundo dos diários eletrônicos.
Coloco aqui um desafio pessoal de alimentar este blog de informação que sirva para estimular os debates que participo e compartilhar, com amigos e demais visitantes desta página, das idéias e pensamentos que me motivam e inspiram nas minhas atividades pessoais e profissionais.
Grande abraço e sejam bem vindos!