quarta-feira, 15 de julho de 2009

Currículo - O cartão de visitas do profissional

Hoje quero falar a respeito de um documento muito importante para o candidato a uma vaga de emprego ou estágio. Ele é o verdadeiro cartão de visitas do profissional. Não estou me referindo a CPF, RG ou carteira de trabalho. Estou falando sobre o seu currículo. Sim, o currículo é um documento e deve ser tratado como tal. A apresentação, a estética e qualidade das informações deve ser sempre observada com muito cuidado.
Devemos também dizer que um currículo não é uma peça de ficção ou obra de autobiografia. O que está escrito nele é o mais importante. Não existe nenhuma necessidade de escrever várias folhas na tentativa de chamar a atenção, pois não é isso que estará sendo avaliado.
Um currículo bem elaborado deve ser objetivo. Ele deve conter de forma clara o histórico escolar e profissional do candidato a emprego. Uma página pode ser mais do que suficiente na maioria dos casos. Um currículo bem elaborado tem mais chance de ser avaliado positivamente levando a uma oportunidade de entrevista.
Dados de identificação que facilitem ao recrutador verificar se o candidato tem os pré-requisitos solicitados na vaga, como idade e local de residência, são muito importantes. Também se deve cuidar que os endereços de e-mail e fones de contato estejam atualizados e, em caso de telefone para recados, que a pessoa que recebe o telefonema seja bem orientada para um eventual contato. Recados mal anotados é dor de cabeça para todos.
Outro item importante é o da experiência. O melhor é colocar as empresas de forma que a experiência mais recente apareça primeiro para depois colocar a mais antiga. As datas de entrada e de saída e as funções que desempenhou também devem constar deste item.
Escreva de forma que qualquer pessoa possa entender. Lembre-se que o profissional de RH não sabe a linguagem técnica de todas as atividades, mas conhece bem o que esta sendo pedido na vaga que esta selecionando.
Cursos devem estar com nome e carga horária. O importante de informar quantas horas foram dadas é por que um curso de 1 mês com aulas de 3 horas todos os dias terá mais horas do que outro de 2 meses com aulas de 4 horas apenas um dia por semana.
Deixe a pretensão salarial para ser discutida numa possível entrevista, assim você mostra que está interessado na vaga e não apenas no dinheiro.
Quando for colocar algum idioma estrangeiro cuide para não cair na armadilha do "básico”, “fraco” ou termos semelhantes. Se o idioma não for relevante para a atividade que esta disputando não vale a pena colocar e se você não tem o nível de fluência necessário para determinada vaga, o melhor é não se candidatar e procurar algo dentro da sua formação.
Outro grande problema nas avaliações de currículos são os erros de português. Erros de escrita são como bombas explodindo o perfil do profissional que esta sendo avaliado.
Lembre-se, na hora que o recrutador estiver lendo o seu currículo não existe como se defender. O erro aparece e te derruba na hora.
O ideal é sempre solicitar para outra pessoa ler, de preferência em voz alta, o currículo. Existe um dito popular muito interessante que diz: "A língua é o chicote do ouvido". Isso é muito verdadeiro, pois quando escrevemos pode passar despercebida uma palavrinha errada ou fora de contexto e quando ouvimos outra pessoa lendo, nosso ouvido capta isso muito mais rápido do que quando lemos sozinhos em silêncio.
Um erro na grafia de uma palavra pode passar a impressão equivocada a respeito do profissional, pois pode indicar que não houve zelo e cuidado quando o documento foi feito, dando a entender que esta é a prática daquele candidato.
Formate o texto de forma que ele fique o mais leve possível. Evite enfeites desnecessários. Lembre-se do que falamos no início do texto. Currículo é um documento, portanto, trate-o como tal. Evite cores extravagantes no papel e fonte do texto. Em casos especiais pode-se utilizar papel reciclado. Um bom exemplo disso é se você descobrir que a empresa tem um programa ambiental. Também não use letras muito pequenas, pois isso dificulta a leitura.
Para currículos enviados por e-mail pode-se escrever um texto de apresentação simples, de no máximo um parágrafo, para introduzir sua apresentação. Também é interessante que o formato de gravação do arquivo que será anexado seja o mais universal possível.
Gravação de arquivo texto do Word até versão 2003 (.DOC) são bem aceitas pela maioria das empresas pois praticamente todos os editores de texto usam este formato. Cuide, pois a versão mais atualizada do editor de texto da Microsoft usa formato de gravação diferente (.DOCX), e isso pode trazer dores de cabeça desnecessárias.
Aqui vai mais um detalhe sobre personalização do texto. Se você sabe que a empresa usa software livre, pode gravar nesse formato para dar indicativo que valoriza esta iniciativa, então pode arriscar gravações como o Open Office (.ODT) mas isso só em casos de certeza. Na dúvida, seja conservador.
Foto não é obrigatória, só quando a empresa solicita, mas se for colocar lembre-se novamente de nosso mantra: "Currículo é um documento, trate-o como tal".
Nada de fotos recortadas de festas e eventos. Use a tradicional 3X4. Mas se não tiver jeito, procure uma que passe a imagem mais profissional possível. Existem muitas "histórias" em RH's de empresas sobre fotos pouco ortodoxas enviadas junto a currículos. Não preciso dizer que essas pessoas são lembradas apenas por não terem seguido na seleção da vaga por causa da foto.
Para aqueles que estão trabalhando e estão satisfeitos com seu trabalho vale a pena manter o currículo atualizado porque nunca podemos prever quando vai surgir uma oportunidade de trabalho melhor ou se a empresa passará por dificuldades que acabem em cortes no seu quadro de colaboradores.
Um bom currículo não contrata ninguém, mas um currículo mal elaborado pode fazer você ser retirado de uma seleção para a qual teria chance.
Com este texto espero trazer algumas informações que ajudem você a fazer do seu cartão de visitas profissional uma grande alavanca nos processos de seleção futuros.

Nenhum comentário: