quinta-feira, 16 de julho de 2009

Inscrições para o novo Enem terminam amanhã

Fonte: www.portoalegrenoticias.com.br
qui, 16/07/2009 - 11:53 — Arthur Machado
O prazo de inscrição de candidatos para o novo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) termina amanhã, às 23h59min. A recomendação para evitar problemas de congestionamento na internet é acessar a rede com antecedência (
www.enem.inep.gov.br/inscricao), já que o prazo, segundo o Ministério da Educação (MEC), não será prorrogado. Até o momento, 3,2 milhões de estudantes já garantiram participação no teste que substituirá o vestibular em boa parte das universidades federais do país.
Além de obter o certificado do Ensino Médio e uma nota para ajudar em processos seletivos de universidades públicas e particulares, quem participa do novo Enem ainda concorre a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza vagas em instituições privadas. Os documentos exigidos para o preenchimento do formulário de inscrição são identidade e CPF, além de uma taxa de R$ 35 para quem não está isento.
As inscrições para o Enem começaram no dia 15 de junho. De lá para cá o sistema, que funciona 24 horas, não ficou um minuto sem receber inscrições, segundo o MEC. Até agora, apenas São Paulo teria registrado problemas de acesso. O governo alega que a dificuldade foi causada por provedores de internet locais.
Dicas do MEC
- Para evitar possíveis congestionamentos na internet, o mais indicado é fugir dos horários de pico (das 12h às 14h e das 17h às 18h).
- Caso o estudante tiver problema no acesso ao site do MEC, deve procurar outra alternativa de rede, trocando o provedor. Se tiver em casa, deve procurar uma lan house ou a escola.
- Candidatos sem acesso à internet podem utilizar computadores da UFRGS, na Rua Ramiro Barcelos, 2.574, em Porto Alegre, das 9h às 13h e das 13h30min às 17h30min.Como fazer a inscrição
1) Tenha o CPF e a identidade em mãos
3) Preencha o cadastro de inscrição e as informações solicitadas e envie os dados
4) O estudante isento da taxa de inscrição (concluintes do Ensino Médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas de ensino) deverá imprimir o comprovante de inscrição
5) Quem estuda em escola privada ou já concluiu o Ensino Médio deverá imprimir o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência bancária no valor de R$ 35 ou solicitar isenção de taxa
6) A efetivação da inscrição ocorrerá após o recebimento pelo Inep do pagamento enviado pelo Banco do Brasil, o que poderá levar até 3 dias.

O COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO- A comprovação da inscrição dos participantes estará disponível no site www.enem.inep.gov.br/inscricao até o dia 24 de julho após a confirmação pagamento da taxa. É de inteira responsabilidade do inscrito a obtenção e a guarda do comprovante da inscrição, sem o qual ele não poderá participar do exame.

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO
- Os inscritos receberão pelos Correios, até o dia 25 de setembro, o manual do candidato, com informações sobre a prova, conteúdo programático e critérios de avaliação, além de questionário socioeconômico, que deve ser entregue respondido no dia da prova. O candidato também irá receber um cartão de confirmação da inscrição, com o local de prova, o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais e a folha de respostas do questionário socioeconômico. Caso o inscrito não receba o cartão até o dia 25 de setembro, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página do MEC.

A PROVA
- Será aplicada em 1.826 municípios brasileiros, em 3 e 4 de outubro:
Sábado, dia 3, das 13h às 17h30min.
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias (90 questões)Domingo, dia 4, as 13h às 18h30min
Domingo, dia 4, das 13h às 18h30min.
Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (90 questões) e Redação

Nenhum comentário: