segunda-feira, 27 de julho de 2009

QUAL A RELEVÂNCIA DO IDIOMA ESTRANGEIRO NA MINHA CARREIRA?

Qual a importância de falar outro idioma? Muitas pessoas pensam que não existe nenhuma relevância, mas hoje ter fluência em uma língua estrangeira já não é apenas um diferencial profissional, mas uma característica fundamental para os profissionais que buscam vagas com melhor remuneração no mercado de trabalho ou que pretendem ascender na sua carreira.

Não importa qual o idioma falemos. Pode ser Inglês, Espanhol, Mandarim (chinês) ou qualquer outro, desde que entendamos que nos dias atuais é praticamente inviável prosperar apenas dominando o Português.

Uma pesquisa realizada por um site de RH de nível nacional, mostrou que a maior parte dos profissionais que estão colocados nos melhores cargos em empresas de grande porte dominam, no mínimo, um idioma estrangeiro, em geral o Inglês.

E outro detalhe muito importante. Na maioria dos casos quem fala inglês ganha mais. Isso mesmo. Para quem achava que as aulas de inglês no colégio eram perda de tempo, ai esta uma boa notícia. Claro que boa notícia para quem estudou.

Para aqueles já acostumados com a informática e, principalmente, a internet, palavras e termos em inglês já se tornaram de uso diário. Hardware, software, web e tantas outras palavras são hoje mais do que normais em conversas de nosso cotidiano profissional.

O idioma Inglês é falado em todos os cantos do mundo. Da Austrália até a China, do Japão à África, todos falam Inglês. Nasce daí a importância de estudar cada vez mais este idioma que domina o ambiente empresarial. Quanto mais jovens começarmos a conhecer outro idioma, mais fácil é seu aprendizado.

Devemos entender que da maneira como a economia globalizou as relações comerciais, também houve necessidade de ter trocas de informações em idiomas padronizados. Nessa onda, o Inglês que já dominava o âmbito econômico saiu ainda mais fortalecido como idioma comercial preferencial.

Desta forma o profissional que quer estar preparado deve ter a visão de que é básico buscar o conhecimento de Inglês para não ficar de fora das oportunidades do mercado de trabalho global.

No caso do Rio Grande do Sul, estado fronteiriço com países latinos, existe a alternativa de estudar Espanhol já que este idioma também pode ter um grande peso na hora de avaliar um currículo.

Empresas que mantém relação comercial (comprando ou vendendo) para os países da América Latina, podem valorizar muito um profissional com conhecimento de Espanhol.

Uma questão importante é que geralmente todos desejam falar o idioma, mas esquecem que compreender e escrever é muito importante também.

Por isso devemos pensar bem antes de afirmar que “dominamos” outro idioma, pois estudar uma língua estrangeira não é apenas ouvir uma música entendo a letra ou não precisar ler a legenda de um filme para saber da história. É também escrever de forma clara, em linguagem formal, com ortografia e gramática correta.

Para você que esta planejando sua carreira para ocupar uma vaga de destaque no mercado de trabalho, não se esqueça de colocar o estudo de idiomas. Este pode ser um grande diferencial para usar como alavanca na sua vida profissional.

Nenhum comentário: