terça-feira, 12 de maio de 2009

Capacitação é a chave para o mercado de trabalho

Sobram vagas nas empresas! Aparentemente esta frase pode soar estranha, mas constantemente vemos esta mensagem sendo divulgada nos meios de comunicação quando o assunto é emprego.

Mas o que isso quer dizer? O que acontece é que a maior parte das empresas tem dificuldades de fechar as vagas por falta de qualificação para o trabalho por parte das pessoas que disputam as oportunidades disponibilizadas.

Muitas vagas são abertas e podem demorar meses até que seja possível encontrar um candidato com o perfil e conhecimento solicitado e habilitado para executar as tarefas propostas. Isso faz com que cada vez mais seja necessária a busca de capacitação por parte do trabalhador que deseja permanecer competitivo no mercado de trabalho.

Essa regra vale tanto para a conquista de uma nova vaga de trabalho quanto para manter o emprego em que a pessoa esta.

Em momentos de crise econômica o que destaca um profissional é o quanto ele esta preparado para enfrentar as dificuldades encontradas no dia-a-dia das empresas, pois a competição pelos clientes cresceu muito e quem tem os profissionais mais preparados sai na frente na hora de conquistar o freguês.

Cada vez mais as empresas percebem que o capital humano é que faz a diferença na hora de buscar os resultados necessários para conquistar uma fatia do mercado consumidor e os processos de seleção das vagas refletem bem isso.

Muitos são os campos de atuação profissional que, mesmo em tempos de maior dificuldade, mantém um nível alto de procura por colaboradores. Podemos citar áreas como administração, recursos humanos, departamento pessoal e controle de contas como exemplos que sempre são necessárias em qualquer empresa.

Sendo assim, devemos entender como sendo fundamental que os profissionais interessados em ocupar as vagas no mercado de trabalho saibam que a palavra chave hoje em dia é capacitação.

Nenhum comentário: