Você consegue resistir as pressões do dia-a-dia da empresa, ser flexível o suficiente para ir de um extremo a outro sem perder a cabeça e não perder a calma em situações de tensão?
Se ainda não consegue fazer isso, comece hoje mesmo a pensar melhor sobre essa questão e prepare-se pois esta característica é cada vez mais valorizado pelas organizações.
Para esse conjunto de posturas tão importantes foi cunhado o nome de " resiliência ".
Essa expressão é definida no dicionário como sendo "a capacidade de um objeto de resistir a choques".
A área de RH tomou essa palavra emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com as adversidades, superar os problemas e obstáculos e resistir as mais diversas formas de pressão sem entrar em colapso, quase como se fosse um elástico, sem se romper.
Pesquisas acadêmicas sobre o tema definem a resiliência como sendo a soma de diversas características:
- A capacidade de administração das emoções, mantendo a calma em momentos conflitantes
- O controle dos impulsos, dominando as ações e evitando o descontrole emocional
- Demonstrar empatia, compreendendo os sentimentos alheios
- O otimismo, alicerçado na convicção de que com o trabalho tudo pode mudar para melhor
- A percepção correta para analisar o ambiente e perceber as causas dos problemas, estando sempre bem posicionado para enfrentá-los
- A busca constante da eficácia dos processos, sempre utilizando os recursos disponíveis
- O talento para criar vínculos com as pessoas, formando um network forte.
Portanto, podemos entender que em um mercado de trabalho incerto e atribulado, o profissional resiliente se destaca por saber lidar com as situações complicadas e por conseguir juntar forças para supurá-las.
A flexibilidade e resistência do profissional tornam a vida na empresa mais fácil.
Outra característica do colaborador resiliente é capacidade de concentração e consciência daquilo que esta fazendo. Isso é muito importante para manter tudo ao seu redor equilibrado.
Se algo sair do que foi planejado, não pode se abalar, pois é necessário precisa prosseguir para alcançar os objetivos traçados pela empresa.
Sendo assim, podemos definir o profissional resiliente como o protagonista de sua carreira. Ele não se acovarda diante dos problemas, não se deixa intimidar pelo tamanho de sua responsabilidade e não fica abatido com as dificuldades.
Se ainda não consegue fazer isso, comece hoje mesmo a pensar melhor sobre essa questão e prepare-se pois esta característica é cada vez mais valorizado pelas organizações.
Para esse conjunto de posturas tão importantes foi cunhado o nome de " resiliência ".
Essa expressão é definida no dicionário como sendo "a capacidade de um objeto de resistir a choques".
A área de RH tomou essa palavra emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com as adversidades, superar os problemas e obstáculos e resistir as mais diversas formas de pressão sem entrar em colapso, quase como se fosse um elástico, sem se romper.
Pesquisas acadêmicas sobre o tema definem a resiliência como sendo a soma de diversas características:
- A capacidade de administração das emoções, mantendo a calma em momentos conflitantes
- O controle dos impulsos, dominando as ações e evitando o descontrole emocional
- Demonstrar empatia, compreendendo os sentimentos alheios
- O otimismo, alicerçado na convicção de que com o trabalho tudo pode mudar para melhor
- A percepção correta para analisar o ambiente e perceber as causas dos problemas, estando sempre bem posicionado para enfrentá-los
- A busca constante da eficácia dos processos, sempre utilizando os recursos disponíveis
- O talento para criar vínculos com as pessoas, formando um network forte.
Portanto, podemos entender que em um mercado de trabalho incerto e atribulado, o profissional resiliente se destaca por saber lidar com as situações complicadas e por conseguir juntar forças para supurá-las.
A flexibilidade e resistência do profissional tornam a vida na empresa mais fácil.
Outra característica do colaborador resiliente é capacidade de concentração e consciência daquilo que esta fazendo. Isso é muito importante para manter tudo ao seu redor equilibrado.
Se algo sair do que foi planejado, não pode se abalar, pois é necessário precisa prosseguir para alcançar os objetivos traçados pela empresa.
Sendo assim, podemos definir o profissional resiliente como o protagonista de sua carreira. Ele não se acovarda diante dos problemas, não se deixa intimidar pelo tamanho de sua responsabilidade e não fica abatido com as dificuldades.
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