sábado, 27 de outubro de 2007

"Escritores da Liberdade" - Uma aula de amor à educação e a vida



Na esquerda esta Hilary Swank, atriz que interpreta a professora Erin Gruwell (direita na montagem)

Vi um filme bem interessante ontem. O nome é "Escritores da Liberdade" (FREEDOM WRITES).
http://www.interfilmes.com/filme_16856_Escritores.da.Liberdade-(Freedom.Writers).html

Conta a história real de uma professora (Erin Gruwell) do ensino médio em uma escola americana que enfrenta as dificuldades de convivência entre os estudantes (guerra de gangues e racismo) e o preconceito da própria administração da escola para, junto com eles, mudar as suas perspectivas de vida.

O filme se passa em um período após a guerra racial americana que estourou com a divulgação do vídeo de policiais brancos espancando um cidadão negro (Rodney King). Ele foi brutalmente espancado em 1991 na cidade de Los Angeles, desencadeando uma série de eventos violentos na cidade em 1992, pois no julgamento os policiais foram absolvidos.

O caso teve repercussão mundial e deflagrou uma verdadeira barbérie urbana na época e motivou outras ações violentas entre gangues étnicas (latinos, orientais, etc).

A narrativa mostra a luta dos jovens da classe da Profª Gruwell que para conseguir sobreviver ao dia a dia da guerra entre as raças no meio da rua tinham que deixar de ser adolescentes e se tornar soldados.

Ela consegue com tempo e dedicação mostrar respeito a eles, escutando-os e tratando-os como adultos que estavam se formando, conquistando um por um dos estudantes.

Ela utilizou o livro "O Diário de Anne Frank" e falava sobre o Holocausto para mostrar como a intolerância racial já havia deixado o mundo a beira da destruição final, mostrando a eles que com a escolha deste caminho todos perdem.

Nos extras do DVD do filme tem muito material sobre a história real de Erin Gruwell e seus alunos.
Também existe material disponível no site da fundação que eles criaram http://www.freedomwritersfoundation.org/.

Esta escrito em inglês mas é possível usar o tradutor do site http://babelfish.altavista.com/

Bom, não quero estragar o gostinho de verem o filme então convido a todos para assistirem essa verdadeira aula de amor pela educação e pela vida.

Nenhum comentário: